Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Direito Previdenciário - Certidão de Tempo de Contribuição - CTC
Data de Publicação: 28 de setembro de 2021 17:36:00 Você sabe o que é Certidão de Tempo de Contribuição - CTC?
Você sabe o que Certidão de Tempo de Contribuição - CTC?
A Certidão de Tempo de Contribuição - CTC, é o documento que tanto o INSS quanto os órgãos públicos emitem para a transferência de tempo de contribuição entre os regimes. Este documento certifica o tempo e os salários de contribuição do trabalhador, objetivando-se à obtenção de benefício junto ao regime de previdência a que esteja vinculado.
Resumidamente, através da CTC leva-se o período contributivo do regime de origem para outro. Esse procedimento chama-se contagem recíproca de tempo de contribuição, em que é admitida a compensação financeira entre os regimes da administração pública e da atividade privada (art. 201, § 9º da Constituição Federal). Assim, a apresentação da Certidão de Tempo de Contribuição - CTC justifica-se por ser documento oficial que garante essa compensação.
Deste modo, quando for requerer a aposentadoria, ao somar as contribuições, pode-se conseguir o benefício no momento certo, não sendo necessário contribuir mais anos que o necessário.
Quem pode utilizar a Certidão de Tempo de Contribuição - CTC?
Servidores públicos que possuíram vínculos no RGPS (Regime Geral de Previdência Social), ou trabalhadores celetistas que possuíram vínculos no RPPS (Regime Próprio de Previdência Social).
Importante frisar, que o documento emitido pelo INSS, referente ao trabalho na iniciativa privada anterior a 12/12/1990, é essencial para o servidor público conseguir a sua aposentadoria.
Como obter a Certidão de Tempo de Contribuição - CTC ?
O trabalhador com carteira assinada deve solicitar ao INSS.
O servidor público deve solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) ao órgão, autarquia, fundação ou demais entes públicos em que trabalha.
Observações: Caso você já possua uma Certidão de Tempo de Contribuição - CTC, emitida e desejar incluir algum período de trabalho ainda não averbado, (por exemplo: o tempo de aluno aprendiz), é necessário fazer a "Revisão" da CTC.
Fonte: Lei Federal nº 13.846/2019 - Portaria MPS nº154/2008 - Instrução Normativa INSS nº77/2015 -.
Disponível em: https://www.gov.br/inss/pt-br/saiba-mais/seus-direitos-e-deveres/certidao-de-tempo-de-contribuicao-ctc -.
Fale Conosco!
Assim que recebermos seu contato, retornaremos o mais rápido possível.
Preencha todas as informações do formulário abaixo para que possamos lhe auxiliar da melhor forma!

Acumulação de Adicional de Penosidade e Periculosidade.
Agente socioeducativa poderá acumular adicional penosidade com o de periculosidade.

Aposentadoria - Mecânico - Condições Especiais.
Mantido o pagamento pelo INSS de aposentadoria por tempo de contribuição com reconhecimento de tempo trabalhado em condições especiais como Mecânico.

Aposentadoria especial por trabalho em posto de gasolina.
TRF3 confirma concessão de aposentadoria especial por trabalho em posto de gasolina.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|