Empréstimos Consignados - Meu INSS - Como bloquear?

29 de setembro de 2021

Empréstimos Consignados - Meu INSS - Como bloquear?

Data de Publicação: 29 de setembro de 2021 20:31:00 Você sabia que é possível bloquear a contratação de empréstimos consignados através da plataforma do Meu INSS?

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Bloqueio/Desbloqueio do meu benefício para empréstimo consignado.

Você sabia que é possível bloquear a contratação de empréstimos consignados através da plataforma do Meu INSS?

Previna-se de possíveis fraudes de empréstimos consignados não contratados de seu benefício.

Veja o passo a passo: 

Não quero realizar empréstimos: Como bloquear? 

1. Após acessar a sua conta do Meu INSS com CPF e senha, vá em Serviços e clique em:

2. Na página seguinte, aparecerá a tela "Sugestão";

3. Clique em "Avançar". Aparecerá a tela " Informações do Serviço";

4. Clique em “Avançar até chegar em Dados do Requerente”. 

5. Nos “ Dados Adicionais”, preencha as informações e clique em “Bloqueio para empréstimo"

6. Após, clique em “Avançar” até concluir o procedimento.

Obs.  Existem situações em que o INSS bloqueia, por conta própria, a contratação de novos empréstimos.

O bloqueio não é do benefício, mas sim da contratação de empréstimos consignados. O segurado/pensionista continua recebendo normalmente.

Conforme Instrução Normativa nº 28/2008, ocorrerá o bloqueio automático quando:

  • o benefício foi concedido há menos de 30 dias;
  • foi solicitada a transferência de banco do benefício há menos de 60 dias.

Caso, futuramente, o beneficiário do INSS queira contratar um empréstimo consignado, pode simplesmente efetivar o desbloqueio pelo mesmo passo a passo acima.

Atualmente, o percentual máximo de consignação é de 40% do valor do benefício (Instrução Normativa INSS nº 114/2021).

Obs: O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, na última segunda-feira (27/09/2021), por meio da Portaria Nº 929, novas regras para liberação e bloqueio de benefício para realização de empréstimo consignado. 

A partir de agora, é exigido o envio obrigatório de documento de identificação com foto do beneficiário e, quando necessário, do procurador/representante legal pelo Meu INSS, para a solicitar o bloqueio ou a liberação do crédito.

Fonte: meu.inss.gov.br/#/login  

 

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