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Empréstimos Consignados - Meu INSS - Como bloquear?
Data de Publicação: 29 de setembro de 2021 20:31:00 Você sabia que é possível bloquear a contratação de empréstimos consignados através da plataforma do Meu INSS?
Bloqueio/Desbloqueio do meu benefício para empréstimo consignado.
Você sabia que é possível bloquear a contratação de empréstimos consignados através da plataforma do Meu INSS?
Previna-se de possíveis fraudes de empréstimos consignados não contratados de seu benefício.
Veja o passo a passo:
Não quero realizar empréstimos: Como bloquear?
1. Após acessar a sua conta do Meu INSS com CPF e senha, vá em “Serviços” e clique em:
2. Na página seguinte, aparecerá a tela "Sugestão";
3. Clique em "Avançar". Aparecerá a tela " Informações do Serviço";
4. Clique em “Avançar” até chegar em “Dados do Requerente”.
5. Nos “ Dados Adicionais”, preencha as informações e clique em “Bloqueio para empréstimo"
6. Após, clique em “Avançar” até concluir o procedimento.
Obs. Existem situações em que o INSS bloqueia, por conta própria, a contratação de novos empréstimos.
O bloqueio não é do benefício, mas sim da contratação de empréstimos consignados. O segurado/pensionista continua recebendo normalmente.
Conforme Instrução Normativa nº 28/2008, ocorrerá o bloqueio automático quando:
- o benefício foi concedido há menos de 30 dias;
- foi solicitada a transferência de banco do benefício há menos de 60 dias.
Caso, futuramente, o beneficiário do INSS queira contratar um empréstimo consignado, pode simplesmente efetivar o desbloqueio pelo mesmo passo a passo acima.
Atualmente, o percentual máximo de consignação é de 40% do valor do benefício (Instrução Normativa INSS nº 114/2021).
Obs: O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, na última segunda-feira (27/09/2021), por meio da Portaria Nº 929, novas regras para liberação e bloqueio de benefício para realização de empréstimo consignado.
A partir de agora, é exigido o envio obrigatório de documento de identificação com foto do beneficiário e, quando necessário, do procurador/representante legal pelo Meu INSS, para a solicitar o bloqueio ou a liberação do crédito.
Fonte: meu.inss.gov.br/#/login
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