Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Segurada que trabalhava com serigrafia consegue Aposentadoria Especial.
Data de Publicação: 23 de abril de 2022 22:31:00 Segurada que trabalhava com serigrafia consegue Aposentadoria Especial.
Segurada que trabalhava com serigrafia consegue Aposentadoria Especial
Este foi o entendimento da 10º Turma do Tribunal Regional Federal da 3º Região (TRF3).
O caso trata de uma trabalhadora que operava uma impressora de “silk screen”, (serigrafia).
A trabalhadora já possuía um benefício de aposentadoria por tempo de contribuição, todavia, acionou o Judiciário pedindo o reconhecimento da especialidade do período trabalhado entre 01/05/1984 até 18/06/2015 e a conversão do seu benefício em aposentadoria especial.
O INSS já havia considerado administrativamente a atividade especial somente até a data de 13/10/1996, contudo, após a 5ª Vara Federal Previdenciária reconhecer o período de 14/10/1996 a 05/03/1997 e determinar o INSS revisar a renda mensal inicial da Aposentadoria por Tempo de Contribuição, a segurada decidiu recorrer ao TRF3.
O INSS alegou na apelação que o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) não confirmava a exposição a agentes químicos de forma habitual e permanente, alegando ainda que o agente nocivo foi neutralizado pelo uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Ao analisar o caso no Tribunal, o relator negou a solicitação do INSS, considerou o entendimento da sentença anterior e reconheceu como especial o período de 06/03/1997 a 18/06/2015.
O desembargador federal pontuou que os hidrocarbonetos aromáticos possuem benzeno em sua composição, substância relacionada como cancerígena pelo Ministério do Trabalho.
“A exposição, habitual e permanente, às substâncias químicas com potencial cancerígeno justifica a contagem especial, independentemente de sua concentração”, frisou o relator.
Deste modo, determinou que o INSS converta a Aposentadoria por Tempo de Contribuição em Especial, a partir da data do requerimento administrativo.
Processo: AC nº. 5014035-03.2018.4.03.6183
Fonte: Tribunal Regional Federal da 3º Região - TRF3

Acumulação de Adicional de Penosidade e Periculosidade.
Agente socioeducativa poderá acumular adicional penosidade com o de periculosidade. Saiba Mais +
AJUSTE SUAS CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS QUE ESTÃO ABAIXO DO SALÁRIO MINIMO.
AJUSTE SUAS CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS QUE ESTÃO ABAIXO DO SALÁRIO MINIMO. Saiba Mais +
Aposentadoria - Mecânico - Condições Especiais.
Mantido o pagamento pelo INSS de aposentadoria por tempo de contribuição com reconhecimento de tempo trabalhado em condições especiais como Mecânico. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|