O INSS E SEUS ROBÔS

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O INSS E SEUS ROBÔS

Robôs do INSS negam 65% dos pedidos de benefícios.

A Controladoria Geral da União – CGU, através de auditoria realizada, informou que 6 em cada 10 pedidos de benefício analisados pelos robôs do INSS foram negados em 2022.

O resultado mostra aumento em relação ao ano anterior, que negou 45% dos pedidos de benefícios previdenciários.

A CGU informa da necessidade de aprimorar os métodos do INSS para reduzir as negativas excessivas, uma vez que, a complexidade da análise, documentos variados, entre outros aspectos, tornam a automação dependente da análise humana em muitos casos. 

Em seu relatório, a CGU informa que o atual cenário “tem como consequência potencial o aumento no número de recursos feitos ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), além dos acionamentos feitos à Justiça”.

O que diz o INSS?

Segundo o INSS, “37% dos pedidos dos segurados são decididos pela ferramenta de inteligência artificial”, todavia, conforme o diretor de Tecnologia da Informação do órgão, Ailton Nunes, os robôs ainda não conseguem decidir pedidos complexos, que atualmente são analisados manualmente pelos servidores.

Afirmou ainda, que continua concedendo e negando benefícios na mesma proporção de sempre. “Desde 2021, o INSS concede, em média, 52% dos pedidos. E nega os outros 48%. Isso não mudou. A única diferença é que, agora, quem nega a maior parte dos pedidos (66% dos indeferimentos, em média), é o robô”. 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                    (Agência Brasil )                  

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